O designer de moda pode ser comparado a um meteorologista que prevê ou antecipa as necessidades do público e fornecem roupas para proteger, expor ou simplesmente para divertir. É precisamente isto que faz da moda um fenômeno tão fascinante.

Assim, a moda de hoje depende de ideias, individualismo e autenticidade. Mais do que nunca, os designers descobrem as suas origens – onde começaram, quem são, porque se dedicam ao que fazem – e, essencialmente, procuram definir o seu estilo e os seus valores. Para se sobreviver num mundo da moda são estes os ingredientes essenciais.

Ser um designer de moda vai além de ser um desenhista, é preciso estar informado sobre o mercado, materiais têxteis, modelagem, ergonomia e tendências. Assim, conseguirá juntar conceitos, gostos, conhecimentos científicos, tecnologias e técnicas para atuar nas etapas criativa e produtiva das peças de roupas.

Nesse caminho, o designer deve sempre transpor os limites do mundo da moda, incluindo mudanças sociais, políticas e econômicas para atender o público de interesse. Esta sensibilidade para uni-los agrega valor aos produtos, definindo uma criação feita por um designer.

Áreas de atuação

  • Designer/ Estilismo: O profissional realiza pesquisas de tendências, atua em departamentos de estilo, criação e em todas as etapas do desenvolvimento de produto.
  • Consultoria: presta consultoria de moda como personal stylist, auxiliando os clientes a combinar roupas,cores e estilos.
  • Comprador de Moda /Coordenação: Gerencia a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordena equipes de estilos e as orienta sobre tendências da moda.
  • Gestor de produção: Conhece técnicas e processos da costura industrial e gerencia de forma operacional a engenharia do processo produtivo do vestuário. supervisiona a compra de materiais para produção e comercialização produtos de moda.
  • Produção de Moda: Produz desfiles. Cria editoriais de moda para revistas, catálogos, de campanhas publicitárias.
  • Modelista: Atua no desenvolvimento modelagens para os produtos de moda.
  • Empreendedor: Estabelecer-se com empresa própria.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA