passando_rimelOrnamento de forte poder simbólico, a máscara sempre fez parte de rituais culturais e espirituais ao longo de toda a história da humanidade.

Hoje, além de acessório até meio em desuso nos bailes de carnaval, fala-se muito em máscara como um símbolo ligado ao caráter e à personalidade das pessoas. “A máscara é uma proteção contra o que não é bom”, interpreta a atriz Bruna Linzmeyer, nos bastidores de gravação da nova máscara de cílios Supreme, da Avon.

“Eu entendo a máscara como um lugar em que as pessoas observam sem se mover, no sentido de se esconder atrás de algo. Ela pode te trazer a cura. A partir do momento que você não está sendo afetada pelo meio que você está observando de fora, isso pode te fazer tirar essa máscara com um poder muito maior, se sentindo mais preparada para encarar o mundo do jeito que ele é”, explica outra estrela da campanha, a cantora e apresentadora Candy Mel.
Se por um lado, no contexto da maquiagem, a máscara de cílios abre e empodera o olhar, do ponto de vista simbólico a máscara pode ter um efeito contrário: ”é o caso de pessoas que não têm coragem de enfrentar algo, e ficam ali para sempre, porque a máscara também é uma zona de conforto”, completa Mel.

Ficar na zona de conforto, no entanto, não é uma opção para nenhuma delas. As três artistas foram escolhidas para a campanha, que tem como tema #CaraeCoragem, por enfrentarem e transformarem a realidade de cabeça erguida. MC Carol, referência feminista no funk, conta que nunca sonhou, por exemplo, em desfilar numa SPFW ou protagonizar campanhas de beleza, mas que acha extremamente necessário ocupar esse lugar. “É muito importante eu estar aqui representando mulheres gordas, mulheres negras que não têm espaço”, avalia. “Me deixa um pouco apreensiva ser inspiração para muitas mulheres, mas é muito importante. Não posso nem pensar em não ir, eu tenho que ir, tenho que botar a cara.” Pois é, nem sempre a máscara cai bem, tem horas em que tem mesmo que botar a cara no mundo…

Máscara que te protege do olhar do outro, máscara que esconde e deixa você para sempre presa na sua zona de conforto, máscara que ajuda a enfrentar os desafios… E você? O que é máscara para você?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA