moschino-tv-hm-6108-lb-135-300dpi-prLembra que te contamos nesse post sobre a polêmica envolvendo Moschino, Jeremy Scott e o artista Joseph Tierney? O grafiteiro moveu um processo de direitos autorais alegando que a marca estava usando seus graffitis sem autorização! O caso se resolveu com as partes entrando em um acordo, mas pelo visto a Moschino se envolveu em outra polêmica de cópia… Sabe esse último desfile de primavera-verão 2019, que contou com Gigi Hadid fechando a passarela com um vestido de noiva e borboletas? Aparentemente a coleção inspirada em croquis e cheia de rabiscos não é tão original assim! Segundo Edda Gimnes, uma estilista norueguesa que reside em Londres, a coleção apresentada é uma imitação de suas peças.

Em postagem no Instagram, Edda divulgou montagens comparando seus modelos com os que Scott apresentou e escreveu na legenda: “Hoje acordei extremamente desapontada e com o inbox cheio de mensagens de pessoas que conhecem meu trabalho e viram a coleção da Moschino. Entendo que estamos em uma indústria que se inspira mutuamente e, como se diz, a imitação é a maior forma de lisonjear alguém. Mas é desanimador ver isso depois de ter uma reunião com alguém da equipe da Moschino em NY em novembro do ano passado, mostrando pra essa pessoa absolutamente TODO o meu trabalho e os meus cadernos originais de esboços e ideias. Ver o desfile da Moschino ontem me deixou tão triste e me sinto tão magoada que alguém, pelo que me parece, inquestionavelmente usou minhas coleções primavera-verão 2016/17 como inspiração sem me dar nenhum crédito. Como era de uma jovem estilista, que são tão vulneráveis, provavelmente eles acharam que isso passaria despercebido. Vou garantir que não. Dê uma olhada nas fotos do show deles ontem e chegue a suas próprias conclusões”!

Jeremy Scott respondeu as acusações pelo insta dizendo: “Li o seu post e quero te garantir que você está errada em suas acusações! Postei em meu stories várias referências do arquivo da Moschino, desde 1980, e não só mostrei meu próprio trabalho que teve obras de arte com rabisco, também postei minha inspiração pra esta coleção da Moschino que é sobre a criação da moda e a ideia de trazer um esboço de moda como uma peça final. Eu espero que você tenha tempo pra olhar e entender melhor. Desejo-lhe todo o sucesso e elogios que merece”.

Que situação, hein? Pelo visto Edda ainda não abriu nenhum processo contra a marca ou o estilista, mas vamos ficar de olho pra ver os próximos capítulos dessa história! As montagens comparando os modelos estão na galeria, clica pra ver e tirar suas conclusões!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA