BBOBhmdUma cozinha pequena pode ficar tão charmosa quanto uma grande. Para isso, basta saber como aproveitar cada milímetro do seu espaço, de uma forma criativa e funcional, sem necessariamente precisar gastar tanto.

Quer saber mais sobre cozinha pequena? Então, confira a seguir algumas dicas para a decoração de uma cozinha pequena e surpreenda-se com as possibilidades e ideias de DIY (do inglês Do It Yourself, que significa “Faça Você Mesmo”), que você também pode se inspirar.

Parte hidráulica e elétrica
Um dos quesitos que precisam ser considerados, se você não quiser gastar muito com uma cozinha pequena, são os pontos de hidráulica e elétrica que podem ser aproveitados. Então, na hora de repaginá-la, procure adaptar os móveis e eletrodomésticos às tubulações e tomadas que já existem.

Cozinha planejada pequena
Quando se pensa na disposição dos móveis não há como desconsiderar o trio “fogão, geladeira e pia” e a maneira funcional como eles podem ficar em uma cozinha pequena e planejada. As opções para incluí-los no projeto passam inevitavelmente pela “compensação” dos espaços, utilizando por exemplo uma bancada para cozinha pequena, armários menores, frigobar, balcão americano, pia de cozinha pequena ou mesmo um cooktop.

DIY
Às vezes as cozinhas pequenas não são tão aproveitadas como deveriam. Uma boa dica é utilizar, por exemplo, a parte interna dos armários para pendurar hastes que possam sustentar utensílios como talheres maiores, conchas, espremedores, raladores etc. Outra ideia que você mesmo pode fazer é utilizar neles ou em qualquer parte da sua cozinha, que tenha aderência, a tinta lousa, para anotar depois as suas receitas, compras ou compromissos.

Abuse das prateleiras
Aqui a criatividade não tem limites. De caixotes suspensos, no estilo DIY, a prateleiras modulares ou com ganchos, o “céu é o limite”. Elas podem ser coloridas ou até mesmo substituir os armários de cozinha, para quem pensa em economizar. Em termos de espaço, a prateleira pequena pode inclusive ser instalada na mesma parede da pia ou vinculada aos escorredores de louça.

Elementos decorativos
Dependendo de como utilizá-los, alguns objetos de decoração de cozinha pequena podem fazer com que o espaço tenha um aspecto mais amplo, por menor que ele seja. Aproveitar os potes de vidros e os suportes, no estilo DIY, para guardar os utensílios ou mantê-los suspensos, podem ser funcionais e mais baratos. Além disso, o uso de quadrinhos coloridos ou espelhados também podem ajudar a dar um charme a mais ao ambiente.

Dica!
Se você curtiu as ideias de como decorar uma cozinha pequena, que tal pesquisar alguma Imobiliária em Piracicaba (SP) para conhecer a variedade de apartamentos pequenos que eles também costumam ter para alugar ou vender? Você pode se surpreender com o charme de cada um deles e de quebra adaptar todo o espaço às sugestões que reunimos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA