BBQgEi8Não é só a pele que precisa cuidados no verão. Os cabelos tendem a ficar mais secos por causa do sol, que acaba retirando a umidade natural dos fios. No entanto, o mercado da beleza está preparado para a estação mais quente do ano. É que diversas linhas de shampoo, condicionador e leave-ins vêm com FPS para bloquear os efeitos do sol nos fios. Além disso, vale preparar a rotina de haircare também: água fria e hidratações caseiras ajudam a hidratar as madeixas. Confira as dicas!

1 – Filtro solar também nos cabelos!
Assim como um protetor solar para o corpo e para o rosto são essenciais, um filtro para os fios também é fundamental! Segundo a dermatologista, o FPS pode ser encontrado em produtos finalizadores, como leave-ins. “Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV”, explica.

2 – Ducha de água doce depois do banho de mar ou piscina
O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a dermatologista indica. “Após mergulho no mar ou piscina, procure lavar os fios com água doce para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral”, aconselha.

3 – Bonés e lenços são bem vindos!
Além dos produtos de cabelo com filtro solar, a dermatologista também aconselha criar uma barreira física nos fios. Os aliados? Acessórios! “Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger os cabelos e o couro cabeludo”.

4 – Hidratação com máscaras, óleos e ampolas são fundamentais
Hidratar os fios em casa, logo depois da praia e da piscina é essencial! As máscaras de tratamento podem ajudar, mas se o tempo for curto, as ampolas podem garantir o brilho e a maciez que os fios desidratados pelo sol e pelo mar precisam. “Há uma diversidade de ampolas no mercado que promovem uma recuperação rápida dos fios. Os óleos vegetais também auxiliam bastante no cuidado dos cabelos. Existem diversas formas de uso, mas é importante frisar que a aplicação deve ser feita apenas nos fios”, indica.

5 – Água fria na lavagem dos fios
Além de ser mais refrescante no calorão do verão, a água fria também é mais saudável para os cabelos. “A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho”, explica a dermatologista. Por isso, já sabe: mesmo se tomar banho quente, finalize a lavagem do cabelo com uma ducha de água fria.

6 – Aposte em shampoo e condicionador para cabelos oleosos
Se o seu cabelo for oleoso ou se os fios começarem a ficar oleosos no verão, a dica da dermatologista é apostar em linhas de shampoo e condicionador que equilibram a produção de sebo. “Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use shampoos e condicionadores específicos para esse tipo de queixa”.

7 – Protetor térmico antes do secador
Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico nos fios antes mesmo de ligar os aparelhos. “O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho, a uma distância de, pelo menos 15 cm, ajudam a diminuir os danos”, explica a dermatologista. Eles podem ser encontrados em forma de leave-in ou óleo capilar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA