BBQZvEWEstrasburgo é a grande cidade do nordeste da França, localizada na região da Alsácia, logo ao lado da fronteira com a Alemanha – da qual é separada pelo Rio Reno. Tal proximidade fez dela um território extremamente disputado entre os dois países.

A cidade pertenceu ao Império Germânico até 1615, quando os exércitos de Luís XIV conquistaram a Alsácia. Em 1871, após a guerra franco-prussiana, Estrasburgo voltou a ser alemã, mas só até 1918. Ao final da Primeira Guerra, retornou para a França, que voltou a perdê-la em 1940 com a ocupação alemã do país durante a Segunda Guerra. Com o fim da guerra, em 1944, a cidade se tornou parte do território francês em definitivo.

Ufa! Essa trajetória tão conturbada faz de Estrasburgo uma grande atração turística, onde cultura, arquitetura e gastronomia alemã e francesa hoje convivem em harmonia e geraram uma mistura deliciosa e única para os viajantes.

Por isso, vale muito a pena incluí-la em seu roteiro de viagem pela França, até porque é possível visitá-la em apenas um dia, fazendo bate-volta desde Paris (damos todas as instruções de como fazer este trajeto no fim do texto). Claro que é sempre gostoso ter mais tempo e até dormir na cidade, para desfrutar dos monumentos iluminados e do clima noturno.

Mas sabemos que o período de férias é curto e que muita gente prefere otimizar o tempo indo e voltando no mesmo dia. E Estrasburgo é um passeio muito confortável de fazer em apenas 24 horas. Dá para ver tudo o que há de mais interessante na cidade sem nenhuma correria ou canseira.

Para que você possa desfrutar melhor do seu dia em Estrasburgo, montamos um roteiro passo a passo que passa pelas principais atrações.

O que fazer em Estrasburgo: Roteiro de 1 dia e como visitar saindo de Paris
Tudo o que está localizado no centro histórico – tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO – poder ser visitado a pé. E o que está fora é contemplado em um delicioso passeio de barco. Isso porque Estrasburgo é cortada pelo Rio Ill e seu centro histórico fica em uma ilha, chamada de Grande Île. Não é à toa que muita gente acha que ela tem um ar de Veneza, na Itália, com seus canais. Uma Veneza decorada por coloridas casas medievais em enxaimel, o tradicional estilo alemão. Que mistura sensacional, não?

O que fazer em Estrasburgo: Roteiro de 1 dia e como visitar saindo de Paris
O ponto de partida do nosso passeio será a estação, ou ‘gare’ em francês, de trens de Estrasburgo, por onde chega a maioria dos turistas que vai passar apenas um dia na cidade. Para cumprir todo o passeio com tempo suficiente, aconselhamos que você desembarque antes das 10h. Você vai pegar a rua que sai bem da frente da estação, a Maire Kuss, e seguir por ela até atravessar a ponte. Então, dobre à direita na Quai Desaix e à esquerda em seguida, pegando a Grand’Rue, que é uma via apenas de pedestres. Siga por ela, namorando as vitrines, os prédios antigos, os bares, restaurantes e padarias, até a esquina com a Rua du Bouclier, onde vai entrar à direita.

O que fazer em Estrasburgo: Roteiro de 1 dia e como visitar saindo de Paris
Em duas quadras você terá chegado à Ponte Saint-Martin, que marca o início do bairro histórico conhecido como Petite France, onde os artesãos exerciam suas atividades na Idade Média. Formado por três ilhotas entrecortadas por ruelas estreitas, canais, diques e muitas flores, é um lugar com charme para dar e vender. Comece admirando as casas irregulares de madeira multicoloridas que ladeiam a Ponte Saint-Martin. Mas você não vai atravessá-la agora, só na volta.

O que fazer em Estrasburgo: Roteiro de 1 dia e como visitar saindo de Paris
Desça pela escadinha na lateral direita, que dá acesso à passarela que margeia o rio. Seguindo por ela, você chega à passarela de ferro sobre o canal e de onde se pode ver a pequena eclusa que ergue os barcos para que eles possam passar pela barragem. Funciona como um Canal do Panamá em miniatura e é muito interessante de assistir: o barco entra na eclusa, que é fechada e se enche de água para chegar no mesmo nível do outro lado, quando a comporta é aberta.

O que fazer em Estrasburgo: Roteiro de 1 dia e como visitar saindo de Paris
Seguindo adiante, a passarela leva você até a margem direita, onde fica a simpática e acolhedora Praça Benjamin Zix. Sob a sombra das árvores frondosas e da Igreja Evangélica de Estrasburgo, se espalham mesinhas de diversos restaurantes. Mas ainda não é hora de comer, pois há muito mais para ver! Antes de prosseguir, pare para admirar a Maison des Tainneurs, uma das casas mais fotogênicas de Petite France. Passando por ela, você estará na Rua du Bain-aux-Plantes e, virando na primeira esquina à esquerda, vai dar de cara com a Ponte du Faisan.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA