BBLlBMtEleger as praias mais bonitas do mundo é um dos debates mais antigos do turismo. E incita grandes discussões entre os viajantes. Trata-se de um orgulho ter em seu país aquele pedacinho de areia e águas cristalinas tão desejado. E que se for bem utilizado, vira um grande trunfo para um destino se fortalecer no mapa turístico. Mas quando se fala em países, quais são os mais privilegiados com seus litorais?

O Escolha Viajar decidiu elaborar uma lista usando como base as premiações mais recentes de revistas e órgãos oficiais de turismo. É claro que está longe de ser um guia definitivo, mas digamos que é um bom ponto de partida para se definir um destino de viagem. Se você quer se esbaldar em praias e não pretende ficar correndo de um lado para outro, fazendo imigrações, pode escolher um país apenas e aproveitá-lo por completo. Por que não?

Essa lista é composta por lugares tradicionais, como a Grécia e suas ilhas, mas também é incrementada pelos arquipélagos do Oceano Índico. A Ásia, com as belezas inigualáveis das Filipinas, e o Pacífico-Sul, com a calmaria de Fiji, estão entre as outras regiões privilegiadas com suas praias que ajudaram a compor essa seleção em grande estilo.

Ser eleita em uma premiação de revistas famosas não é garantia de beleza. Mas são inegáveis os benefícios que trazem. Foi dessa forma que Bora Bora, na Polinésia Francesa, virou um lugar desejado há algumas décadas e até hoje não perdeu seu encanto. As ilhas gregas, a Côte d’Azur e o Caribe seguiram a mesma trilha.

Mas sempre há alguma novidade para ser apresentada aos amantes de praia. Turks e Caicos, Brasil e Tailândia, por exemplo, estão hoje entre os países com praias mais bonitas do mundo, ocupando um reinado que já pertenceu a Indonésia, Austrália, República Dominicana, Grécia e à própria Polinésia Francesa. Mas, independentemente de eleições e votações, é garantido que qualquer um dos lugares dessa lista é uma escolha perfeita.

PORTUGAL: além de ser um país com diversos atrativos e ser hoje uma das pérolas do turismo, tem praias de cair o queixo. O Algarve é o destino mais procurado, mas há muito o que conhecer na costa oeste

ESPANHA: o mar Mediterrâneo ajuda, e muito, a Espanha a se tornar um dos grandes destinos de verão da Europa. As Ilhas Baleares se destacam.

FILIPINAS: apesar de bem longe, não tem como não compreender que cada segundo no avião é bem gasto. As ilhas de Palawan e Boracay, e suas cores, nos apresentam um tipo de praia inigualável.

REPÚBLICA DOMINICANA: Punta Cana puxa a fila desse país que é um dos pontos preferidos por brasileiros no Caribe

FIJI: Pode, sim, chamar Fiji de paraíso. Um lugar calmo, de pouca movimentação turística e boa infra-estrutura. São aquelas ilhas perfeitas para um descanso completo.

CUBA: a infra-estrutura para viajar pelo país não ajuda muito. Mas com bom planejamento, você vai se deliciar com as praias espalhadas pela ilha principal de Cuba e pelos “Cayos”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA