$ (1)Prefira os cortes médios ou longos
Os cabelos cacheados pedem cuidados redobrados na hora do corte para não ficarem ainda mais volumosos. Por isso, na hora de cortar lembre-se de que quanto mais curto for o estilo escolhido, mais os cachos vão armar. Claro que um volumão bacana é sempre bem-vindo, o problema é quando ele passa dos limites e o corte acaba sem forma. Se você optar pela base reta, por exemplo, os fios ganharão leveza e balanço graças às camadas sutis, levemente perfiladas, e às pontas cortadas em ziguezague com o bico da tesoura. Um repicado começando na altura na boca, ou do ombro, e indo para baixo, todo feito com tesoura e arredondado na base também fica bonito.

Acerte na escolha do secador
Apesar de mais caros e gastarem mais energia, os secadores profissionais diminuem pela metade o tempo gasto para secar e modelar os fios. Também é importante prestar atenção ao jato de ar que deve oferecer duas temperaturas. O quente é responsável pela modelagem das mechas. Já o frio, logo na sequência, abaixa o volume e fecha as cutículas dando mais brilho. Para finalizar a escolha, observe se o aparelho vem com difusor. Como indica o próprio nome, o acessório “espalha” o jato de ar, o que o torna perfeito para modelar cachos.

Capriche na hidratação
Os cabelos crespos tendem a ser mais ressecados porque seu formato encaracolado impede que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo chegue integralmente até as pontas. O brilho também não é o seu forte. Ao contrário dos lisos, cuja superfície é plana, os fios crespos têm formato irregular e não refletem a luz com tanta eficiência, parecendo opacos. Para manter os cachos sob controle, invista em produtos formulados com agentes hidratantes que controlam o volume e definem a forma.

Encorpe e modele os fios
Quando o assunto é cacheado, a textura do cabelo é muito importante. Depois da secagem, é hora do finalizador. Uma boa alternativa é o mousse que, por deixar os fios mais definidos, ajuda a finalizar cachos, fixar e fazer com que o babyliss dure. Para garantir um volume natural ao cabelo, aplique na palma da mão uma porção do tamanho de uma laranja (se o seu cabelo for bem longo) ou de uma moeda (se for mais curto) e passe no comprimento dos fios, deixando a raiz longe do produto. Seque seu cabelo com um difusor para que o fio fique com um movimento natural. Vá amassando com as mãos, no sentido das pontas para a raiz.

Ajeitar com os dedos é melhor
Para os fios crespos ou cacheados, as escovas são contraindicadas pois desmancham os cachos e deixam os fios espigados. O melhor mesmo é ajeitar com os dedos. Para facilitar o penteado, misture um pouco de mousse e algumas gotas de silicone, que ajudam a formar os cachos sem ficar com o aspecto de ressecado. Já na hora de desembaraçar — comece sempre de baixo para cima e vá gradualmente até a raiz — ou soltar as ondas feitas pelo babyliss, opte por pentes com dentes largos. Mas, se a ideia abrir os cachos e deixá-los mais armados, no estilo black power, o garfo é a melhor alternativa.

Cachos mais definidos
Para obter um encaracolado mais solto, seque com a ajuda do difusor, sem amassar. Mas se você busca caracóis ultra definidos, depois de secar com o difusor utilize a seguir um modelador de cachos de tamanho médio – separe em mechas de três dedos de largura e enrole uma a uma.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA