3001412-a-cartela-de-cores-ajuda-a-definir-as-me-950x0-1Sabe aquele look ou batom que todo mundo elogia quando você usa? Então, provavelmente, as cores que compõem este produto fazem parte da sua cartela de cores. Quente, frio, brilhante, suave, clara ou profunda. Existem muitos tipos de especificações na hora de definir as tonalidades que mais se adaptam e se fundem ao seu tom de pele. Mas, peraí, você não sabe o que é Cartela de Cores? Vem ler a matéria para descobrir e achar a sua!

A Cartela de Cores conta com uma união de tonalidades que juntas representam os tons que melhor se encaixam em cada pessoa, prestando atenção desde a pele e o cabelo até a cor dos olhos. Dessa forma, a Análise de Cor identifica quais os tons que melhor coordenam a coloração natural de cada um, para saber, por exemplo, qual metalizado trend combina mais com você ou como incluir um tom específico, como o amarelo, em seus looks. De olho nesse universo, o Purepeople bateu um papo com a stylist e consultora de moda Thais Farage que é expert no tema. “Cada cor reflete a luz de uma maneira e, quando usada perto do rosto, pode refletir ou absorver os tons do rosto. A paleta é esse grupo de cores que refletem de um jeito mais harmônico”, categorizou a estilista, que se baseia no método sazonal expandido que conta com cerca de 12 cartelas e cada uma possui uma temperatura, contraste e acabamento diferenciado. Vem entender!

O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO NÃO É INTUIÇÃO: ‘É UM ESTUDO’
Existe um passo a passo na hora de identificar a paleta que se baseia em primeiro descobrir a temperatura, depois a característica principal de beleza e, por último, faz-se a comparação das cartelas no rosto. “É um estudo. Por isso falo tanto de harmonia e equilíbrio e não ‘beleza’. Belo é do campo cultural, pessoa, histórico. A gente fala de harmonia e equilíbrio porque é, de fato, mais técnico”, afirmou Thais. Para isso, a profissional precisa prender o cabelo do cliente e tirar a maquiagem do mesmo, de forma que as cores não alterem o resultado. A partir disso, coloca-se vários tecidos na frente da pessoa para analisar qual melhor se identifica.

NÃO É PARA SE PRENDER: ‘O IMPORTANTE É SABER QUAL O SEU FUNDO’
Quando você descobre a sua paleta, você terá uma gama extensa de cores para usar no dia a dia. Em média, são cerca de 60 tons. “Pode ser imensa, mas o importante é entender qual tipo de fundo que se adapta ao seu. Clara ou profunda? Brilhante ou suave? Quente ou fria?”, explicou. A ideia é não se prender, mas prestar atenção qual o tipo de cor, vibração e temperatura que melhor harmoniza. Até por que existem maneiras de compensar a falta de harmonização com uso de tons contrastantes, como escolher um batom vermelho que integra sua cartela. “Análise de cor é pra expandir o horizonte, não pra diminuir as opções”, garantiu.

A CARTELA NÃO MUDA CONFORME A IDADE: ‘O QUE ALTERA É O VIÇO’
Apesar da cartela avaliar o tom da pele e aparência, não significa que ela mudará caso você se exponha ao sol e mude a cor do cabelo (a gente deu aqui, inclusive, algumas dicas para não deixar que o clima do Outono afete tanto a sua beauté). A sua cartela de cores será a mesma sempre. “A medida que envelhecemos perdemos um pouco o viço e isso interfere em como explico a cartela, mas não muda a cartela”, salientou. Ou seja, se a sua pele for caracterizada como fria, ela sempre se dará melhor com tons mais frios, por isso aquele seu tom de rosa favorito está sempre na sua cartela.

COMO IDENTIFICO A MINHA PALETA DE CORES?
De acordo com Thais Farage, não tem como identificar qual é exatamente a sua paleta de cores sem a ajuda de um profissional especializado no ramo. “Existem tecidos próprios para análise”, afirmou. No entanto, existem algumas dicas que podem auxiliar neste processo. “Tudo o que nasceu com você te valoriza. Se você, por exemplo, tem cabelo preto, certamente esta cor também estará na sua cartela assim como a cor dos seus olhos”, explicou. Outra dica é testar como as cores se comportam perto do rosto com auxílio de blusas e colares. Caso tenha uma cor especifica que todos te elogiam quando usa, provavelmente também fazer parte da cartela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA