Entre todos os tipos de pele, a pele seca é aquela que é mais rígida ao toque, opaca, sensível e ressecada. Isso acontece por conta da falta de água e baixa produção de oleosidade, que acarreta desidratação na pele, além de abrir espaço para que rugas e flacidez apareçam com facilidade. Por isso, ter uma rotina de beleza com os produtos certos, próprios para esse tipo de cútis, é fundamental – além de cuidados extras no dia a dia, como evitar tomar banhos muitos quentes, por exemplo. Na matéria, nós preparamos um guia de como limpar, hidratar e proteger esse tipo de pele de forma prática e sem mistérios. Confira!

COMO É FEITA A LIMPEZA DA PELE SECA?
Assim como a pele oleosa ou mista precisa de um sabonete específico, a pele seca também necessita de um produto que limpe sem agredir. O ideal é que o sabonete facial tenha componentes hidratantes para não ressecar ainda mais a pele. As versões em barra costumam ser mais confortáveis para esse tipo de pele do que as versões líquidas. A fórmula também precisa ser leve, capaz de limpar o rosto sem prejudicar a produção de óleo, que já é baixa. Os sabonetes e géis com fórmula adstringente e com alta concentração de álcool precisam ser evitados para não piorar o ressecamento e a sensibilidade. Alternar a limpeza do rosto com água micelar, que não contém álcool, pode ser uma boa opção.

HIDRATANTE MELHORA RESSECAMENTO E EVITA RUGAS NA PELE SECA
Se tem um produto essencial na rotina de beleza das peles secas é o creme hidratante! O item devolve à cútis toda a água perdida e ainda garante mais maciez e brilho natural ao rosto, melhorando os pontos ressecados e descamados da pele. O creme hidratante também é essencial para evitar rugas, flacidez e linhas de expressão, que são mais propensas a aparecer na pele seca – ao contrário das peles oleosas, que tem a alta produção de óleo para preencher as linhas finas. A dica é apostar em fórmulas compostas por vitamina E, colágeno e retinol, que são anti-sinais.

APRENDA A COMBATER O RESSECAMENTO DA PELE SECA
Além dos cremes hidratantes para driblar o ressecamento no rosto, a pele seca também precisa de proteção solar diária – assim como todos os tipos de pele. É que os raios solares podem deixar a pele com um aspecto opaco e abrir espaço para sensibilidade, coceira e descamação. O sol também pode causar flacidez e rugas mais rápido: ao penetrar na pele, os raios UVB e UVA formam radicais livres, que destroem a elastina e o colágeno, que são as proteínas que deixam a pele mais firme e lisinha. Capriche na aplicação do protetor solar na região dos olhos e use-o depois do creme hidratante e antes da maquiagem. Outra dica para as donas desse tipo de pele é evitar banhos muito quentes, que podem deixar a pele mais sensível e ressecada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA