Preparar um doce é uma tarefa que, a princípio, pode assustar muitas pessoas. No entanto, com a receita e os ingredientes certos, é possível preparar um prato muito gostoso e que irá surpreender a quem experimentar. Para ajudar nesse desafio, o time de Receitas Nestlé separou cinco receitas com frutas que geralmente não fazem parte do dia a dia do brasileiro, mas que rendem doces surpreendentes. São eles: figo, framboesa, nectarina e pêssego. Todos são ingredientes da época e, por isso, é possível aproveitar o melhor que eles oferecem – sabor, textura e cor, além de pagar mais barato. Veja abaixo.

Quem procura uma torce visualmente atrativa e que inova em sabor, pode apostar na Torta Especial de Figo. De dificuldade fácil, o doce leva apenas uma hora e dez para ficar pronto e irá surpreender.

INGREDIENTES

Massa

1 pacote de massa folhada (400 g )

1 gema

Recheio

1 e meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral

5 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de amido de milho

2 gemas

1 colher (chá) de essência de baunilha

meia lata de NESTLÉ Creme de Leite

Cobertura

2 caixas de figo frescos

1 xícara (chá) de vinho do porto

4 colheres (sopa) de açúcar

meia lata de NESTLÉ Creme de Leite

Montagem

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sopa) de amêndoas em lascas, tostadas

açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO

Massa

Forre um recipiente refratário baixo com papel-alumínio, deixando para fora uma borda de cerca de 4 cm. Unte o papel-alumínio com manteiga e reserve. Com o auxílio de um rolo, abra a massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, com cerca de 2 cm de borda em cala lateral e espessura fina. Transfira a massa para o recipiente refratário reservado, cobrindo também a borda de papel-alumínio com a massa. Fure o fundo da massa com um garfo e pincele com a gema. Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e reserve.

Recheio

Em uma panela, misture o Leite NINHO, o açúcar, o amido de milho, as gemas e a essência de baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea e cremosa. Retire do fogo, adicione o NESTLÉ Creme de Leite, deixe esfriar e reserve.

Cobertura

Em uma panela, ferva o vinho e o açúcar. Acrescente aos poucos os figos, cortados em quatro, cozinhando por cerca de 1 minuto sob fervura e virando-os na metade do tempo, sem deixar que amoleçam demais. Retire os figos com cuidado, colocando-os em uma peneira para que escorra o excesso de líquido. Coe o caldo do cozimento já frio, misture com o NESTLÉ Creme de Leite e reserve.

Montagem

Desenforme a massa já fria e retire o papel-alumínio. Pincele o mel nas bordas e polvilhe as amêndoas. Espalhe o recheio sobre a massa e cubra com os figos. Leve para gelar por cerca de 3 horas. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva junto com a Cobertura reservada.

Já quem procura uma sobremesa gelada e crocante, pode escolher o Semifredo. Ele é ideal para um café da tarde.

INGREDIENTES

Crocante de Amêndoas:

meia xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

meia xícara (chá) de amêndoas em lascas

Semifredo:

230 g de Chocolate GALAK

1 caixinha de NESTLÉ Creme de Leite

3 claras

meia xícara (chá) de açúcar

Montagem:

200 g de framboesas ou cerejas frescas sem caroço

framboesas ou cerejas frescas para decorar

MODO DE PREPARO

Crocante de Amêndoas:

• Em uma panela derreta o açúcar em fogo baixo, mexendo suavemente até que esteja caramelizado. Junte a manteiga e as amêndoas e misture.

• Despeje sobre uma superfície de mármore untada com manteiga e deixe esfriar.

• Com o auxílio de uma espátula retire o crocante do mármore, coloque em um saco plástico próprio para alimentos, feche bem e passe um rolo de massa por cima, para triturar. Reserve.

Semifredo:

• Em um recipiente refratário, derreta o GALAK em banho-maria, acrescente o NESTLÉ Creme de Leite misturando bem, e reserve.

• Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.

• Transfira para uma batedeira, bata por 5 minutos ou até dobrar de volume e misture delicadamente com o creme de GALAK reservado.

Montagem:

• Adicione o crocante (reservando um pouco para decoração), as framboesas e misture delicadamente.

• Coloque em uma forma para bolo inglês (25 x 9 x 7 cm) untada com óleo e forrada com plástico-filme e alise bem.

• Cubra com plástico-filme e leve ao freezer por pelo menos 4 horas.

• No momento de servir retire do freezer, desenforme, decore com frutas e o crocante reservado.

Quer aprender uma receita com frutas vermelhas que vai surpreender a todos? Quem deseja inovar pode apostar na Torta Nesfit de Frutas Vermelhas. Ela fica pronta em uma hora e dez e rende 6 porções.

INGREDIENTES

Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo

meia xícara (chá) de Biscoito NESFIT® Integral triturado

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de essência de baunilha

meia xícara (chá) de manteiga gelada em cubos

Recheio

100 g de amoras congeladas

1 e meia xícara (chá) de morangos picados

2 maçãs , sem casca, picadas

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de mel

4 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo batido

MODO DE PREPARO

Massa

Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o NESTLÉ NESFIT e o açúcar de confeiteiro. Junte a essência de baunilha e a manteiga e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa. Acrescente 3 colheres (sopa) de água fria e misture até obter uma massa homogênea. Enrole em um filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Reserve.

Recheio

Em um recipiente, misture as amoras, os morangos, as maçãs, o suco de limão, o mel e o açúcar e coloque em uma forma redonda (20 cm de diâmetro).

Montagem

Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, em formato de circulo (ficando maior que a forma). Cubra as frutas com a massa e apare as bordas. Com a sobra da massa, faça uma tira de 1 cm. Umedeça as bordas e faça um acabamento para que fique bem fechada. Pincele com o ovo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos. Sirva.

DICAS

• Você pode variar as frutas vermelhas de acordo com a sua preferência, como mirtilos, framboesas, groselhas, cerejas, etc.

• Para obter meia xícara (chá) de NESTLÉ NESFIT triturado, você deve utilizar 1 xícara (chá) de NESTLE NESFIT inteiro.

Para quem deseja preparar uma receita com sabores intensos e que irão surpreender o paladar, pode apostar na Taça Dourada de Especiarias e Nectarinas. Fácil de fazer, ela pode integrar o menu de um almoço ou café da tarde.

INGREDIENTES

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)

1 medida (da lata) de leite

1 vidro de leite de coco (200 ml)

2 colheres (sopa) de amido de milho

4 colheres (sopa) de nozes picadas

2 xícaras (chá) de nectarina cortada em fatias

1 pitada de canela em pó

1 pitada de cravo-da-índia em pó

MODO DE PREPARO

Em uma panela, misture o Leite MOÇA, o leite, o leite de coco e o amido de milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo, acrescente as nozes, deixe esfriar e reserve. Em outra panela, coloque a nectarina, meia xícara (chá) de água, a canela e o cravo. Deixe ferver por cerca de 2 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma taça grande, coloque o creme reservado e sobre ele espalhe as fatias de nectarina. Leve à geladeira por cerca de 1 hora e sirva.

O Mil Folhas com Recheio de Creme e Pêssegos irá surpreender tanto em sabor como em apresentação. Delicado e com uma combinação inusitada de pistache e pêssego, o doce é uma boa opção para confraternizações e lanches da tarde. Além de tudo isso, é super fácil de fazer.

INGREDIENTES

Massa

2 pacotes de massa folhada laminada (600 g)

2 colheres (sopa) de manteiga

Recheio

1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)

2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral

4 colheres (sopa) de amido de milho

2 gemas

meia colher (chá) de essência de baunilha

Montagem

8 pêssegos em calda, escorridos e picados

pistache e açúcar de confeiteiro para decorar

MODO DE PREPARO

Massa

Em uma superfície limpa, abra a massa e pincele com a manteiga. Corte em retângulos (5 x 10 cm) e coloque em uma assadeira. Asse em forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar. Reserve.

Recheio

Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver. Diminua o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até obter um creme consistente. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para um saco de confeitar e reserve.

Montagem

Coloque porções do recheio por cima dos retângulos de massa reservados, cubra com o pêssego e finalize com outro retângulo de massa folhada. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Decore com um pouco do recheio, fatias de pêssego e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro e pistache.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA