O CONSTANTE CRESCIMENTO NO SETOR DA ALIMENTAÇÃO E A GRANDE OFERTA DE NOVOS PRATOS, NOVAS RECEITAS, NOVAS CRIAÇÕES E O USO DE INGREDIENTES TRADICIONAIS APONTAM PARA CONSTANTES MUDANÇAS NO CENÁRIO GASTRONÔMICO. ALÉM DISSO, O TERMO GASTRONOMIA ESTAR TÃO EM EVIDÊNCIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS, TEM LEVADO AS PESSOAS A BUSCAREM VEZ OU OUTRA UMA ALIMENTAÇÃO SOFISTICADA, MAS QUE SEJA TAMBÉM ENDEREÇADA À MEMÓRIA AFETIVA. O FATO É QUE SABOREAR UM PRATO OU SOBREMESA NÃO APENAS ATIVA NOSSA MEMÓRIA GUSTATIVA, MAS SACIA A FOME E ALIMENTA O CORAÇÃO.

DE ACORDO COM ANA PALLOTTINI, CONSULTORA EM NUTRIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE BISCOITOS, MASSAS ALIMENTÍCIAS E PÃES & BOLOS INDUSTRIALIZADOS (ABIMAPI), O MOMENTO DA REFEIÇÃO É UM MEIO DE CONTENTAMENTO E ENTUSIASMO EMOCIONAL CARREGADO DE MEMÓRIAS, RECORDAÇÕES E BONS SENTIMENTOS, QUE FICAM AINDA MAIS ACENTUADOS EM OCASIÕES ESPECIAIS. “O CHEIRO DO CAFÉ COADO NA HORA, UM BOLO QUENTINHO RECÉM-SAÍDO DO FORNO OU UMA BELA MACARRONADA QUE LEMBRA O ALMOÇO DE DOMINGO NA CASA DA AVÓ. ESSAS SENSAÇÕES BOAS DE ACONCHEGO E CONFORTO SÃO AS MELHORES DEFINIÇÕES DE COMFORT-FOOD”, EXEMPLIFICA ANA.

A ESPECIALISTA DESTACA QUE PARA QUEM QUER APROVEITAR OS BENEFÍCIOS DE UMA COMIDA QUE TRAGA ACONCHEGO E BOAS LEMBRANÇAS, AO INVÉS DE APRECIAR OS MENUS SOFISTICADOS SERVIDOS NOS RESTAURANTES, PREPARAR UMA REFEIÇÃO EM CASA TEM UM ASPECTO MAIS PESSOAL E ENVOLVE DIVERSOS CONTEXTOS, SEJAM ELES CULTURAIS, SOCIAIS, EMOCIONAIS OU FISIOLÓGICOS, MAS QUE DEVEM SER RESPEITADOS DENTRO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BEM PLANEJADA

“A ESCOLHA ALIMENTAR É FEITA A PARTIR DE LEMBRANÇAS E NÃO APENAS PELOS NUTRIENTES E O ESSENCIAL É SABOREÁ-LA COM SATISFAÇÃO. NOSSO CÉREBRO MEMORIZA TODOS NOSSOS SENTIDOS SENSITIVOS E, QUANDO FALAMOS DE ALIMENTOS, PODEMOS PENSAR TAMBÉM EM RECOMPENSAS, OU SEJA, QUANDO ESTAMOS ALEGRES QUEREMOS COMER E QUANDO ESTAMOS TRISTES TAMBÉM”, RESSALTA A NUTRICIONISTA.

PARA VOCÊ QUE QUER APROVEITAR A DATA E PROPORCIONAR AMOR EM “FORMA DE COMIDA” A ESPECIALISTA SUGERE UM CARDÁPIO COMFORT-FOOD SIMPLES E MUITO SABOROSO. INVERTEMOS A ORDEM E VAMOS COMEÇAR PELO JANTAR E UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ.

Jantar
Que tal uma salada colorida, massa ao molho pesto e um bom vinho? A sugestão é uma refeição completa, colorida e com diferentes texturas para estimular todas as sensações:
Cenoura: fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A e que oferece ação antioxidante;
Tomate: rico em licopeno, seu o consumo está associado a um risco menor de desenvolvimento de câncer de próstata;
Ricota: opção proteica leve e fonte de cálcio, mineral que atua na contração dos músculos;
Spaghetti: excelente fonte de carboidrato. Aumenta a disponibilidade de triptofano, aminoácido precursor da serotonina no cérebro, proporciona sensação de bem-estar;
Molho pesto: preparado com manjericão, azeite, queijo e nozes, que juntos formam um aroma que estimula os sentidos;
Opções de sobremesa
Abacaxi: possui bromelina (enzima que ajuda na digestão) e é rico em vitamina C, magnésio e fibras;
Cookies: fontes de carboidrato, são deliciosos biscoitos que deixam a sobremesa ainda mais saborosa;
Pudim de leite condensado: sugestão comfort-food deliciosa, que remete a diversas lembranças, agradando até os paladares mais exigentes.
Café da manhã
O café da manhã é fundamental para renovar a energia e ganhar disposição. Por isso, aposte nos alimentos fontes de carboidrato, como pães, cereais, bolos e biscoitos. A sugestão é preparar o famoso pão com manteiga, acompanhado de morango com iogurte e café.
Pão: uma ótima fonte de energia para o organismo funcionar adequadamente.
Manteiga: dá mais sabor aos alimentos e, consumida com moderação, deve fazer parte de uma dieta equilibrada.
Morango: rico em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres.
Iogurte: fonte de proteína e cálcio, mineral que ajuda na saúde dos ossos.
Café: além do baixo valor calórico, se consumido sem açúcar, é rico em cafeína, uma substância estimulante que atua no sistema nervoso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA