O outono chegou e junto com a estação é hora de colocar os cuidados com a pele em dia para começar a prepará-la para o inverno. As altas temperaturas do verão contribuem para a perda do viço e nada mais oportuno do que focar na recuperação da pele – seja ela seca, mista, normal ou oleosa – após os efeitos do sol. De forma simples e prática, é possível fazer uma desintoxicação em 5 passos sem sair de casa e sem desculpas para criar uma rotina de skincare ao longo do ano. A fisioterapeuta demartofuncional Daniele Bernardi, da clínica Siluets, dá algumas dicas.

OLEOSIDADE APÓS O VERÃO E RESSECAMENTO NO OUTONO
A transição do verão para o outono acontece no dia 20 de março e nessa fase inicial da mudança de estação a pele do corpo e do rosto começa a sofrer algumas transformações. Embora o clima mais ameno seja responsável por ressecar mais a pele, a oleosidade causada pelo período mais quente ainda está presente e por este motivo é necessário realizar uma desintoxicação.

MAQUIAGEM E GLITTER NA PELE ENTRE DEZEMBRO E FEVEREIRO
Segundo a profissional, de dezembro a fevereiro as pessoas usam muito mais protetor solar e usam muitos produtos de maquiagem e glitter por conta das festas de fim de ano e carnaval. “Por conta disso, a pele não respira como deveria e fica muito mais oleosa e até mesmo acneica. Aí vemos uma sequência de erros acontecendo, dentre eles, o principal é o descuido com a limpeza da pele do rosto”, comenta Bernardi.

LIMPEZA DA PELE É NECESSÁRIA O ANO TODO
De acordo com a especialista, independentemente da época do ano, é necessário manter uma rotina de limpeza adequada com uso de sabonete, tônico ou água micelar. O outono é o momento ideal para corrigir os “deslizes” do verão. “Após essa quantidade de abuso de sol e excesso de maquiagem, é importante que seja feito um detox da pele. Além de incorporar na rotina com alguns passos importantes, também é essencial preparar a pele para a chegada das temperaturas do inverno”, explica.

5 PASSOS DO DETOX PERFEITOS PARA RENOVAR A PELE
1 – Protetor solar diariamente e não apenas na praia: esse cuidado de beleza deve ser feito no início do dia e é importante reaplicar no período seguinte para garantir a eficiência do produto.

2 – Higienização da pele facial: lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Uma boa opção, com ótimo custo e benefício, são os shampoos de criança com ph mais neutro. Jamais use no rosto o mesmo sabonete em barra que utilizado no corpo. A pele facial é muito mais sensível.

3 – Não adianta ter o hábito de limpar a pele e esquecer de lavar os pincéis e esponjas de maquiagens. Nesses utensílios há um acúmulo de sujeira dos próprios produtos e isso pode acarretar aumento da oleosidade da pele e até reações alérgicas graves.

4 – Assim como seu dia deve iniciar com a proteção, ele deve finalizar com a hidratação. Após a limpeza, mesmo que sua pele seja oleosa ela necessita de hidratação. Consulte um especialista para entender quais os produtos ideais para o seu rosto.

5 – Crie o hábito de fazer uma limpeza de pele na frequência necessária para você. Atente-se para descobrir o espaçamento ideal que este procedimento deve ter em sua vida. Algumas pessoas necessitam todos os meses, já algumas, apenas duas ou três vezes ao ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA