Os pincéis são aliados na hora da maquiagem, mas eles precisam de cuidados específicos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os acessórios podem acumular bactérias e fungos causando alergias na pele. Apesar de te ajudarem na hora da produção, os itens podem prejudicar a saúde da sua pele a longo prazo se não forem devidamente higienizados. O Purepeople preparou um passo a passo para te ajudar nessa missão e lista quais itens precisam fazer parte do seu nécessaire.

QUAIS PINCÉIS NÃO PODEM FALTAR NO KIT DE MAQUIAGEM?
Existe alguns itens que não podem faltar na sua maleta de maquiagem. No caso de base e corretivo, o combo de Kabuki e esponja é o ideal. O pincel garante uma maior precisão na aplicação do produto e a esponja garante um efeito mais natural. Já o modelo Chanfrado vai te ajudar a ter um contorno perfeito e, assim como ele, vale investir em um pincel grande de blush. O ideal é ter um para blush e outro para aplicar o pó, mas rola usar o mesmo também. Na região dos olhos, é essencial ter um chanfrado pequeno para delineado e outro maior e molinho para esfumar.

1- A LIMPEZA DOS PINCÉIS DE MAQUIAGEM DEVE FAZER PARTE DA AGENDA
Inclua a lavagem dos pincéis de maquiagem na sua agenda semanal -que tal incluir no dia do seu spa caseiro? O ideal é manter os acessórios sempre limpos para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

2 – LAVAR COM ÁGUA CORRENTE OS PINCÉIS É O IDEAL
Já encontrou o dia ideal para lavar os pincéis e as esponjas? Então, separe os itens e mãos à obra! O ideal é encontrar uma pia na qual você possa lavar os acessórios de make com água corrente e morna. Para começar, tire o excesso de produto massageando um por um com as mãos.

3 – SHAMPOO E SABONETE LÍQUIDO TE AJUDAM NA LIMPEZA
Não sabe qual produtinho usar para a limpeza? Você pode usar tanto um shampoo quanto um sabonete líquido. O importante é que o ph seja neutro, ok? Aplique nas cerdas e esponjas e massageie com as mãos em baixo da água.

4 – UM PRODUTO PARA FACILITAR A LIMPEZA DOS PINCÉIS DE MAKE
Para facilitar a sua vida e, de quebra, agilizar o processo, existe alguns produtos que vão te ajudar. Você pode comprar desde uma esponja de silicone própria para higienização ou, até mesmo, usar aquela luva de cozinha de plástico com ondulação. O importante é ter a superfície disforme! Alerta: caso você opte por usar algo que já tem em casa, separe apenas para esta função, ok? Não pode correr o risco desse objeto auxiliar já ter algum tipo de bactéria.

5 – TIGELA COM ÁGUA MORNA PODE AJUDAR NA HIGIENIZAÇÃO
Após passar pela água corrente, o ideal é colocar os produtos em uma água morna com o sabonete de limpeza para garantir o fim das impurezas na superfície. Deixe uns minutinhos nesta solução e pronto!

6 – DEIXAR OS PINCÉIS SECANDO EM UM LUGAR AREJADO É FUNDAMENTAL
O pós da higienização também é importante! Tire o excesso de água com uma toalha de algodão, separada apenas para esta função, e depois deixe os itens expostos em um local arejado para evitar a proliferação de fungos.

7 – PODE SECAR OS PINCÉIS DE MAKE COM SECADOR FRIO!
Caso você não tenha tempo de esperar os pincéis de maquiagem secarem normalmente, pode usar um secador de cabelo. Mas cuidado! É preciso deixar o aparelho no modo frio, porque o calor danifica as cerdas.

BÔNUS PARA CASO DE DESESPERO: SPRAY DE LIMPEZA PODE, SIM!
É importante lavar os pincéis de maquiagem uma vez por semana, porém, caso não consiga, vale apostar nos sprays de limpeza que as próprias marcas de maquiagem vendem. Aplique a solução e remova o resíduo em um papel. Isto não anula o resto, ok? É preciso manter esta rotina uma vez na semana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA