Morar num lugar pequeno tem dificuldades nem sempre à mostra nos apartamentos decorados de revistas e imobiliárias. Na vida real, é um desafio decorar sua casas e seu apartamento pequeno de maneira funcional e, claro, com bom gosto. Mas o que de fato funciona na decoração para ampliar o espaço de imóveis pequenos? Designers de interiores responderam essa pergunta ao site Apartment Therapy, e nós te mostramos como aumentar o espaço de seu apartamento pequeno ou casa pequena aqui. Confira.

Móveis verticais

Em vez de optar por móveis largos e baixos, escolha aqueles mais altos e estreitos. Assim você pode guardar mais coisas aproveitando a altura das paredes. “Estantes do chão ao texto com algumas prateleiras abertas e outras fechadas são minhas preferidas. A altura permite que você maximize o espaço verticalmente”, diz Alessandra Wood, da Modsy.

Móveis e ambientes multiuso

Um mesmo ambiente e uma mesma mobília podem ter diversas funções. “Coloque uma cama que pode ser usada como sofá durante o dia e também como cama para hóspedes quando receber visitas”, ensina Cari Giannoulias. “Uma mesinha pode servir para apoiar seu café e também para trabalhar no notebook”, indica.

Espelhos

Você provavelmente já sabe que os espelhos são os melhores amigos de um apartamento pequeno. “Nunca subestime o impacto de um espelho bem posicionado. O objeto deixa o ambiente mais arejado e dá a sensação de amplitude”, explica Ryan Jackson, do Studio Jackson Design.

Seja seletivo

Sendo adepto de uma decoração minimalista ou não, é importante saber escolher bem o que você coloca e mantém dentro de casa. A peça deve ser útil ou ter um bom motivo para estar ali, como importância emocional e combinar com sua personalidade, por exemplo. “Se o objeto está ali só por estar, ele não vale o espaço que ocupa”, diz Ali LaBelle.

Tom sobre tom

Manter as cores num mesmo tom ajuda a ampliar o espaço. “Escolher uma paleta monocromática em tons diversos ajuda a focar seu olhar e diminui a sensação de bagunça”, diz Ryan Jackson.

Proporções

Engana-se quem pensa que um lugar enxuto exige móveis pequenos. Mobília de tamanho reduzido pode deixar seu espaço desequilibrado e causar estranheza. “Use tapetes grandes onde a maior parte dos móveis couber sobre ele; isso abre o espaço”, ensina Abbe Fenimore, do Studio Ten 25. Também pendure cortinas mais altas em sua sala.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA